Programa de Monitorias

A transição do ensino médio para o ensino superior requer dos alunos uma postura de estudos com uma maior dedicação às atividades básicas propostas pelos docentes e também às atividades extras para o aprofundamento dos conteúdos de formação de cada área. Desta forma, as monitorias entram como um espaço de tutoria aos alunos e auxílio aos professores visando o acompanhamento contínuo dos estudos como um facilitador para a aprendizagem, ou seja, um instrumento para a melhoria do ensino de graduação a partir de metas que levam a:

  1. Melhor desempenho da turma nas atividades propostas pela disciplina;
  2. Diminuição do número de reprovações na disciplina;
  3. Melhor atendimento dos matriculados na disciplina, seja nas atividades práticas e de exercícios, seja no estabelecimento de horários extraclasse para o esclarecimento de dúvidas a partir de plantões.

 

O monitor é o estudante que, interessado em evoluir como profissional, busca uma disciplina na qual possui um bom desempenho e junto com o professor realiza pequenas tarefas ou trabalhos que contribuem para o ensino, a pesquisa e extensão. Além de um incentivo financeiro, a monitoria traz diversos outros benefícios para a vida acadêmica e profissional do estudante, como: aumento do conhecimento, autonomia, organização, pensamento crítico, disciplina, responsabilidade, trabalho em equipe, valorização do currículo, dentre muitas outras características essenciais para a formação de um bom cidadão e profissional.

 

REFERÊNCIAS

LIMA, M.F.S e CORRÊA, R.S. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR. Reunião Regional da SBPC em Oriximiná. G. Ciências Humanas – 7. Educação – 11. Ensino-Aprendizagem. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/oriximina/resumos/94.htm>. Acesso em: 10/11/2017