Trabalho de Graduação

O Trabalho de Graduação – TG, constitui-se numa atividade científica da graduação, de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo ou problema relacionado ao curso. Deve ser desenvolvido mediante orientação e avaliação docente, cuja exigência é um requisito essencial e obrigatório para integralização curricular.

 

 

TG no curso de ADS:

No TG os alunos tem o objetivo de elaborar um trabalho de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso. O trabalho pode ser realizado em grupos de no máximo 04 alunos. 

Os objetivos, as responsabilidades dos envolvidos, bem como o fluxo de etapas para a elaboração do TG, podem ser consultados no arquivo de orientações gerais do TG. Os demais modelos e documentos necessários estão disponíveis para download nos itens a seguir:  

 

Documentos Gerais:
Orientações Gerais do TG –> Clique aqui….
Manual de Formatação do TG –> Clique aqui….

 

Termos de Formalização:
Termo de Formalização do TG I–> Clique aqui
Termo de Formalização do TG II –> Clique aqui

 

Modelos dos termos, autorizações e declarações:

Modelo de Autorização de Publicação do Trabalho:
Trabalho com um autor–> Clique aqui….
Trabalho com dois ou mais autores–> Clique aqui….

Modelo de Declaração de Inexistência de Plágio:
Trabalho com um autor–> Clique aqui….
Trabalho com dois ou mais autores–> Clique aqui….

Modelo de Autorização de uso de Nome ou Imagem:
Termo de autorização de uso–> Clique aqui….

Modelo de Apresentação do TG II (em Power Point):
Defesa.ppt

 

TG no curso de Mecatrônica Industrial:

 

No curso de Mecatrônica Industrial, o Trabalho de Graduação (TG) constitui-se numa atividade prevista no Projeto Pedagógico do curso, voltada para a consolidação do perfil do tecnólogo em mecatrônica industrial e, como tal, obrigatória para todos os alunos. O objetivo é elaborar um trabalho de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso. O Trabalho de Graduação (TG) poderá ser realizado em grupos de no máximo 03 alunos.

Os objetivos, as responsabilidades dos envolvidos, bem como o fluxo de etapas para a elaboração do TG, podem ser consultados no arquivo “Orientações_Gerais_TG_Mecatronica.docx”  que está disponível para download. 

Download do arquivo –>  Clique Aqui